Experiências internacionais sempre são avassaladoras e foi pensando nisso que decidi escrever esse artigo para contar um pouco sobre essa minha 1° experiência em um intercâmbio internacional com o objetivo de estudar inglês.

Em 2017 fui para a Europa, passei 1 mês em Londres na Inglaterra, e devo confessar, aquele lugar é incrível, eu realmente vi pessoalmente o que é um país de primeiro mundo, pessoas falando inglês em todos os lugares, subways, trânsito de bicicletas, pessoas de terno, gravata e com um tênis nos pés subindo ou descendo as escadas do submundo dos trens, sério, ali é outro mundo mesmo.
Mulheres lindas e vaidosas usando roupas elegantes e sempre de tênis nos pés para ter conforto e velocidade, e sim, o povo Londrino é bem cosmopolita, eu adorei ter vivido tudo aquilo.
Escolhi a Europa para minha primeira viagem internacional por algumas razões, vou enumerar as que considero relevantes, talvez isso te ajude:
1° Você não precisa de visto para viajar para a Europa, apenas precisa que seu passaporte esteja em dia;
2° Dependendo de qual parte da Europa você deseja ir, como Portugal, você não terá problemas com o idioma, pois eles falam português, praticamente o nosso português do Brasil;
3° O clima na Europa, inverno por exemplo, não é tão rigoroso e o verão é uma delícia;
4° Você pode conhecer vários países da Europa, isso por que basta pegar um trem ou avião que você estará em Paris, Itália, Londres, Portugal, Suécia e vários outros.
Bem, existem vários outros motivos, como os pontos turísticos, a culinária, o estilo de vida daquele povo, os pubs, a cerveja e tanta coisa bacana que somente você vendo de perto para sentir como é a vida de um país desenvolvido como a Inglaterra.
O motivo dessa viagem inicialmente era apenas passar as férias, mas decidi no último momento juntar o útil ao agradável e fiz um intercâmbio cultural para aprimorar o idioma inglês.
Bem, naquele ano, meu inglês era terrível, sério, viajei sozinha, na cara e na coragem com um inglês basiquíssimo e sinceramente foi ótimo ter feito aquilo, como sempre digo nas minhas redes sociais, é no desconforto que a gente cresce.
Se seu objetivo é viver um intercâmbio para aprender a falar inglês em 1 mês, devo lhe dizer: I’m so sorry, but that is not possible”. Um mês é muito pouco se seu objetivo é falar inglês fluentemente, eu sabia disso, então não me frustrei, o que ficou claro pra mim foi que eu precisava aprender a falar inglês, pois o mundo fala inglês e ponto final, aquela trip me fez virar a chave do cérebro sobre a importância desse idioma para toda minha vida profissional e pessoal.
Quando voltei para o Brasil passei a dedicar cerca de 1 hora por dia para estudar inglês by myself, lia, escrevia, ouvia e tudo o que fosse relacionado ao inglês, coloquei na cabeça que já estava mais do que na hora de resolver esse gap da minha vida, ohw céus, não é fácil viu, mas ok, sou a mulher mais determinada que eu conheço, ouxe, sou cabra macho, vem forte que eu sou do norte. 😉
Quando senti que meu inglês havia chegado em um ponto que precisava de um professor de inglês decidi contratar um particular e assim foi por 4 meses.
Com meu inglês muito melhor, decidi fazer outro intercâmbio, só que dessa vez, para o Canadá, mas isso é coisa para outro artigo, isso por que decidi ficar em torno de 6 meses estudando inglês em Toronto, leia https://www.veridianalopes.com.br/intercambio-em-toronto/ tudo o que você precisa saber inicialmente antes de embarcar em um intercâmbio com mais de 1 mês de duração, principalmente se for para um país como o Canadá.
Até a próxima.